segunda-feira, 31 de maio de 2010

Festa da Santíssima Trindade.


Prezados amigos do Grupo Água Viva:

Hoje a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Dia de lembrarmos das pessoas que formam a Comunidade Perfeita, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Alguns, que não conhecem a Igreja Católica, questionam esta doutrina, afirmando tratar-se de uma aberração politeísta. Isso é grande equívoco, um tremendo absurdo. Jesus deixou bem clara a essência do Pai e a sua própria, afirmando que "Eu e meu Pai somos um". Portanto, Jesus é da mesma substância divina do Pai, não podendo dEle ser separado. O mesmo deve ser dito em relação ao Espírito Santo, que impulsionou a Igreja primitiva, encaminhando-a até os dias de hoje.

Entretanto, do ponto de vista humano, é impossível conceber como seja possível um Deus uno e trino. Em outras palavras, se Deus é um só, como pode ser trino? Como pode ser Pai, Filho e Espírito Santo?
Há um aparente contradição com tudo o que nos traz o Antigo Testamento, o que gera grande controvérsia entre os cristãos.

Debatendo-se sobre o tema, o insuperável Santo Agostinho meditou à exaustão, sem que conseguisse compreender como pode um Deus que é uno ser trino, e vice-versa. Mesmo sendo homem de inteligência singular, Santo Agostinho não conseguia compreender, e esforçava-se tentando conceber as grandezas de Deus.

Até que um determinado dia Santo Agostinho teve um sonho que mudou a sua vida e influenciou de sobremodo toda a Igreja. Leiam abaixo:

"Certo dia, Santo Agostinho, após longo período de trabalho e muito compenetrado na sua angústia, adormeceu no claustro. Teve um sonho revelador: caminhava sobre uma praia deserta, a contemplar o mar e o céu. De repente, avistou um menino que com um balde de madeira ia até a água do mar, enchia o balde e voltava, onde despejava a água num pequenino buraco na areia. Santo Agostinho, perplexo e curioso perguntou ao menino: - O que você está fazendo? O menino calmamente olhou para Santo Agostinho e respondeu: - Vou colocar toda água do mar nesse buraco! Santo Agostinho sorriu e retrucou: - Isso é impossível garoto. Observe quanta água existe no oceano e você quer colocá-la toda nesse diminuto buraco! Mais uma vez o menino olhou para Santo Agostinho e de forma ríspida e corajosa disse: - Em verdade vos digo. É mais fácil colocar toda água do oceano nesse pequeno buraco do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus!! E num átimo Santo Agostinho acordou assustado e desorientado. Tivera uma mensagem divina que acalmaria sua alma conturbada."

A Bíblia também nos revela que quem tentar sondar a magestade do Altíssimo será oprimido pela sua glória. De fato, é impossível à limitada inteligência humana compreender a grandeza de Deus.... Feliz aquele que crê, pois a fé da-lhe uma certeza, que nem toda a ciência do mundo é capaz de explicar.

Portanto, fé em Deus Senhor Nosso, que é tudo para nós, o princípio e o fim, o alfa e o ômega, para sempre, amém.

Um forte abraço a todos.

Marcos Da Boit Suzin,
Coordenador do Grupo Água Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.

Comando direto para expulsar as forças malignas - Oração de Libertação - Igreja Católica Apostólica Romana.

  COMANDO DIRETO PARA EXPULSAR AS FORÇAS MALIGNAS JESUS eu glorifico o TEU NOME , pois ELE está acima de todo nome; porque diante da invo...